quinta-feira, junho 18, 2009

(Re)Faça você mesmo!


O texto de hoje foge dos já publicados neste site, mas isso não siguinifica que de alguma forma ele não esteja ligado, e provo o porquê. Trata-se do longa-metragem “Rebobine, por favor”, do diretor francês Michel Gondry (Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças, A Natureza Quase Humana).


E para situar aqueles que não conhecem o diretor, ele também dirigiu e produziu clipes de bandas como The Rolling Stones, Björk, Chemical Brothers, White Stripes, Foo Fighters, RadioHead e outros. Portanto, se você já conhece o trabalho deste moço sabe que em qualquer filme, o produto final não é nada ‘mamão com açúcar’.


O “Rebobine por favor” (Be Kind,Rewind) não é diferente, já começa com o nome, altamente chamativo. O filme se passa nos tempos atuais e trata de uma vídeolocadora (em VHS) que por um acidente perde a magnetização de todos os vídeos. O fato ocorreu após Jerry (Jack Black) ter sofrido um choque após uma missão mirabolante de boicotar a rede de energia.


Para não perder o emprego nem ter o filme queimado (com permissão do trocadilho) com o dono da locadora, Mike (Mos Def) chama seu melhor amigo, o atrapalhado Jerry para uma tentativa de refilmagem de alguns pedidos. Para a grande surpresa deles, a única versão do filme que eles fazem é um grande sucesso.


A leseira baré deu tão certo no filme que o fato de refazer filmes conhecidos criou a expressão “sweeded” (como se fosse “suecar”) e está inspirando a molecada de todo o mundo a refilmar trechos e seqüências de filmes clássicos.


E para continuar falando de música, aí vai um pedaço do sweeded do filme “A Escola do Rock”:


http://www.youtube.com/watch?v=kJOQttr2hlI


Se você ficou com aquela vontade de recriar cenas clássicas da sétima arte, essa é a hora. Não esqueça de publicar o link aqui.

Um comentário:

Rosa Moraes disse...

Ta aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=SKxbWvSVmrM

Começa parodiando a abertura de "SPLASH". Depois "JACKASS" e "CIDADE DE DEUS". Passa por "ASTERIX e OBELIX Contra CESAR", e "FREE WILLY". Dá uma flertada como "A GAIOLA DAS LOUCAS" e "A FESTA DE BABBETTE". Com um toque de "DE VOLTA AO PLANETA DOS MACACOS" e tendo seu ponto alto aos 2:25, com uma remontagem da DAMA NA ÁGUA.