O livro é o Abusado uma reportagem de extrema profundidade que conta em forma de romance, a história de uma criança que anos depois seria o imperador da favela Dona Marta, localizada na Zona Sul do Rio de Janeiro. O protagonista dessa não-ficção é Juliano VP (Codinome de um dos maiores traficante do Rio) que representava a terceira geração do Comando Vermelho (CV). Foi essa geração que levou o CV ao controle do tráfico de drogas na cidade maravilhosa.
Em busca de um cenário que representasse o controle do CV nas favelas, o autor fizera duas tentativas frustradas, primeiro foi na comunidade do Acari onde as negociações com os chefes não foram bem sucedidas, a outra foi na Rocinha onde morou por quatro semanas, por fim o autor conheceu a favela vertical Santa Marta, a mais íngreme da cidade e com um dos maiores contingentes humanos por metro quadrado do país.
No livro, Caco aborda de uma forma explicita o dia-a-dia daquela comunidade, como: As festas, as brigas, as traições, os tiroteios, as amizades e as mortes que infelizmente são comuns. Mostra a realidade de centenas de crianças e adolescentes que vivem uma subvida.
Com um texto coerente e fiel ao dialeto da favela. O livro é rico em detalhes, destaca as histórias de vida de alguns dos seus principais personagens. Prende o leitor, transportando-o para as vielas e becos de Santa Marta. Diante de tantos fatos desumanos o jornalista Caco Barcelos coloca em nossas mãos, a decisão e a responsabilidade de buscarmos a luz no final do túnel. Dizendo não! aos famosos tribunais do tráfico e as injustiças sociais.
2 comentários:
Gostei! Não li o livro ainda, mas fiquei curiosa. Li o "Rota 66" e adorei:D
Já leu "O Quinto Mandamento"?:P
Gostei do livro, excelente.
Muito bom, nos leva a viela e a pobreza do trafico, mtas vezes sem resposta para o q faziam e impiedosos com eles mesmos.
Postar um comentário