segunda-feira, dezembro 04, 2006

Resenha do Livro "O abusado" de Caco Barcellos

O menino que cresceu do lado certo da vida errada

Caco Barcelos afirma que o seu último livro é uma tentativa de “copiar” os livros do escritor e repórter americano Gay Talese autor do livro “Os honrados Mafiosos, e do americano Ernest Hemingway autor de “Por que os sinos dobram?”. Depois dos livros-reportagem a “Revolução das Crianças”, sobre a Revolução sandinista e do sucesso de vendas do “Rota 66” publicado no ano de 1992, que traz nas suas 350 páginas denúncias sobre as ações da Policia Militar do Estado de São Paulo, Principalmente da Ronda Ostensiva Tobias Aguiar. O jornalista Gaúcho, Caco Barcelos nos contempla com mais um livro-reportagem que relata a história do Márcio Amaro de Oliveira, conhecido como Marcinho VP – O Dono do Morro Dona Marta.

O livro é o Abusado uma reportagem de extrema profundidade que conta em forma de romance, a história de uma criança que anos depois seria o imperador da favela Dona Marta, localizada na Zona Sul do Rio de Janeiro. O protagonista dessa não-ficção é Juliano VP (Codinome de um dos maiores traficante do Rio) que representava a terceira geração do Comando Vermelho (CV). Foi essa geração que levou o CV ao controle do tráfico de drogas na cidade maravilhosa.

Em busca de um cenário que representasse o controle do CV nas favelas, o autor fizera duas tentativas frustradas, primeiro foi na comunidade do Acari onde as negociações com os chefes não foram bem sucedidas, a outra foi na Rocinha onde morou por quatro semanas, por fim o autor conheceu a favela vertical Santa Marta, a mais íngreme da cidade e com um dos maiores contingentes humanos por metro quadrado do país.

No livro, Caco aborda de uma forma explicita o dia-a-dia daquela comunidade, como: As festas, as brigas, as traições, os tiroteios, as amizades e as mortes que infelizmente são comuns. Mostra a realidade de centenas de crianças e adolescentes que vivem uma subvida.

Com um texto coerente e fiel ao dialeto da favela. O livro é rico em detalhes, destaca as histórias de vida de alguns dos seus principais personagens. Prende o leitor, transportando-o para as vielas e becos de Santa Marta. Diante de tantos fatos desumanos o jornalista Caco Barcelos coloca em nossas mãos, a decisão e a responsabilidade de buscarmos a luz no final do túnel. Dizendo não! aos famosos tribunais do tráfico e as injustiças sociais.

2 comentários:

Rosa Moraes disse...

Gostei! Não li o livro ainda, mas fiquei curiosa. Li o "Rota 66" e adorei:D

Já leu "O Quinto Mandamento"?:P

Unknown disse...

Gostei do livro, excelente.
Muito bom, nos leva a viela e a pobreza do trafico, mtas vezes sem resposta para o q faziam e impiedosos com eles mesmos.